quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Arte Suméria

Suméria, nome que significa na Bíblia, Sinar; do acádio Šumeru; em sumério: ki-en-ĝir15, algo semelhante a "terra de Reis civilizados". Mais antigos que os egípcios, foi a civilização que existiu no sul do Iraque, durante terceiro milénio a.C.. Edificaram vários templos, dos quais restam hoje tijolos, pórticos e colunas, localizados nas ruínas das cidades de Ur, Shirpula, Erech e outras. 

Este povo também criou a escrita mais primitiva da humanidade, a cuneiforme. 

O que vulgarmente nos lembra-mos logo quando falamos nesta civilização são os edifícios religiosos a que chama-mos zigurates, construções imponentes de altos patamares em cadência decrescente. Os Zigurates eram construções perecíveis, pois eram edificados com tijolo de adobe seco ao sol. Na bíblia, é associado à imagem da torre de Babel, o edifício construído por homens que tocaria no céu e desafiaria o próprio Deus dos Hebreus. Ao que Deus responderia com a famosa confusão de línguas, segundo o relato bíblico.




sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Túmulo de Tutancamon

Tutancamon é a figura de um dos mais famosos faraós graças ao descobrimento do seu sarcófago e respectivos pertences em estado intacto. Um dos poucos túmulos que ainda não tinha sido saqueado e cujas peças vendidas como raridades egípcias. 

Nascido em 1341 a.C. subiu ao trono aos nove anos de idade e governou pouco tempo, morrendo em 1323 a.C. de causa incerta. Segundo as inscrições, sua educação se iniciou aos quatro anos de idade. Aprendeu a ler, escrever e tinha aulas de teocracia, aritmética, geometria e medicina. 

Era comum naquela época, o casamento entre crianças imperiais e irmãs a fim de solidificar o trono; por isso, Tutancamon teve que seguir o protocolo imperial e casou-se com uma princesa quatro anos mais velha que ele, chamada Ankesenamon (filha de Akenaton e Nefertiti). Seu reinado era orientado por sacerdotes egípcios que o influenciavam a implantar a crença politeísta que Akenaton havia proibido. 

Seu corpo e tesouros foram encontrados pelo egiptólogo Howard Carter em 1922, após quinze meses de escavações no Vale dos Reis ao Sul do Cairo. É constituída por uma vasta colecção de vasos, carruagens, tronos e jóias. Grande parte está em exposição no Museu do Cairo.